segunda-feira, 11 de maio de 2009

Energia Eólica

A energia eólica, ou energia cinética dos ventos é outra alternativa bastante conhecida e já desenvolvida, inclusive no Brasil.

O site : http://www.eolicario.com.br inclusive apresenta os preços para instalação de "cata-ventos" para produção desse tipo de energia. Eu, como estou em São Paulon por exemplo, segundo o mapa eólico do site, não poderia instalar um cata-vento em casa , devido a falta de ventos na cidade (culpa do acumulo de prédios por todas as partes).

Nesse caso, o desenvolvimento de "usinas" abasteceria o consumidor das grandes cidades com energia 100% limpa e renovável.

E já existem projetos em desenvovimento no país "...No final de 2007 o Brasil possuía uma capacidade de produção de 247 MW, dos quais 208 MW foram instalados no decorrer de 2006. O Brasil é o país da América Latina e Caribe com maior capacidade de produção de energia eólica.
O primeiro projeto de geração no país foi desenvolvido em
Pernambuco, na ilha de Fernando de Noronha, para garantir o fornecimento de energia para a ilha que antes só contava com um gerador movido a diesel.
Quase todo o território nacional possui boas condições de vento para instalação de aerogeradores. A energia eólica brasileira teve um grande impulso com o programa do Governo Federal, o
Proinfa, que possibilitará a instalação de novas usinas em diversas localidades brasileiras, principalmente no litoral nordestino e no litoral sul do Brasil. Desde 2000 foram instaladas as usinas de Mucuripe (Fortaleza-CE), Prainha (CE), e as maiores são o Parque Eólico de Osório (RS), que produz 150 MW e a de Rio do Fogo (Rio do Fogo-RN)."

Talvez seja, a forma de desenvolvimento energético sustentável mais facilmente implantável no Brasil hoje. Basta um pouco de força de vontade e maior desenvolvimento tecnológico da recuperação desse energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário