segunda-feira, 11 de maio de 2009

Energia Geotérmica

O maior problema que enfrentamos no mundo hoje não são as crises economicas, que são resultado direto de exploração indevida, da falta de condições da nossa dita sociedade democrática em conviver com seus próprios erros, do desmoronamento lento e gradual dos impérios economicos globais (cartéis).


É a falta de energia sustentável e não finita.


As principais fontes de energia do mundo hoje não são renováveis. Petróleo e carvão um dia vão acabar, e as alternativas mais conhecidas como a nuclear são extremamente instáveis, e como a história já nos provou, perigosas.


Mais é claro que existem outras fontes de energia muito mais simples e com o desenvolvimento tecnológico inesgotáveis.


Energia Geotérmica: Energia geotérmica é aquela proveniente do calor do centro da terra. O funcionamento de uma usina geotérmica consiste em injetar água até uma camada profunda da crosta terrestre, fazendo o líquido voltar aquecido em velocidade suficiente para mover turbinas. Também são aproveitados gêiseres naturais que brotam na superfície ou são feitas perfurações até as "caldeiras naturais" subterrâneas.


Prós: substituição dos combustíveis fosséis, utilizando os mesmos equipamentos já usados na extração do petróleo.


Contras: Hoje, o refino das indústrias geotérmicas existentes (sim existem usinas assim já!) não é o ideal. Junto com todo o potencial de energia encontrado no solo serão automaticamente extraídos alguns componentes químicos nocivos. O mais perigoso deles é o ácido sulfídrico , um gás altamente tóxico que além de causar prejuísos ao meio ambiente, deterioram os equipamentos da usina e podem provocar até a morte caso sejam encontrados em grande quantidade.


Ou seja, a idéia é boa ... mas o desenvolvimento de tecnologia transformara essa solução em uma prática mais comum e menos prejudicial ao ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário