segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Esquadrão Relampago

Comecei a rever os tokus pelo sentai de maior sucesso no Brasil. O Esquadrão Relampago Changeman. A série de 1985 chegou ao país pela primeira vez em 1988, e lembro de ter começado a ver quando tinha meus três ou quatro anos de idade. E como toda criança, dificilmente lembrava dos enredos e na verdade só prestava atenção nas cores e nas lutas.

Recentemente me forçei a rever a série toda pra tentar entender o que fazia sucesso. E não cheguei a nenhuma conclusão clara.

A produção é muito ruim, os monstros são quase todos mal feitos e nitidamente de "borracha" e as cenas de ação são repetitivas.

Porém a história é bastante cativante.
Os personagens idem.
E o final tem impacto.

Se Changeman fosse refeito com uma produção decente faria um enorme sucesso hoje novamente, por que a história e os personagens são excelentes.

A história (pra quem não conhece) é relativamente simples. Os Changeman são uma equipe de guerreiros formado pela Organização Defensores da Terra que tem como objetivo defender o planeta da invasão do império Gozma, e seu líder o Rei Bazoo.

Durante o primeiros ataque cinco jovens são envolvidos por uma energia lendária, chamada Força da Terra e adquirem poderes especiais e se transformam no Esquadrão Relampago Changeman.

Tsurugi é o lider (e como em toda série sentai) usa o vermelho. Sua representação mitológica é o dragão. Tsurugi é amargurado por não ter se tornado um jogador de beisebol, mas tem um forte código de conduta e tem momentos espetaculares na série. Seu duelo com o pirata espacial Buba é lindo (em especial o final da luta com a batalha ao por do sol) , sua relação com Nana a garota do planeta Tecnolokiel é complexa e o episódio em que ele vence um monstro com sua bola dragão entre outros grandes momentos do Dragon na série.

Hayate é o nervosinho. Uma mistura de James Dean com vocalista de banda de metal dos anos 80. Usa o preto e sua fera é o Grifo. É mulherengo, sempre atrás de mulher e dotado de um pente clássico, que vivia se penteando. Seu duelo inicial com a rainha Ahames é muito bem estruturado e sua relação com a alienigena Sakura são momentos importantes na série.

Ozora é o comediante. Tem espírito brincalhão e faz o papel de alívio cômico na série. Sua cor é o azul e sua fera mitológica é o Pégasu. Era o meu favorito quando moleque e tem diversos momentos incríveis na série. Logo em um dos primeiros episódios ele revela sua intenção de montar um restaurante com os diamantes espaciais atirados a terra, vence um monstro espacial a base de seus desafinos e é a estrela no meu episódio favorito onde ele encontra a casa de doces criada por um robô alienígena.

Sayaka é o cérebro da equipe e a musa. Sua cor é o branco e sua fera mitológica é a Sereia. Sempre de sainha curta era a "delicinha" da equipe. Também era responsável pelas inovações tecnológicas do esquadrão. Criou o cinto de gravidade reversa para ajudar Dragon a vencer um monstro espacial e quando o filho do Bazoo, Icaru se apaixona por ela apesar de fadada ao fracasso, não pude conter uma ligeira esperança que talvez desse certo.

May é a esquentadinha da equipe. Sua cor é o rosa e sua fera mitológica é a Fênix. Motoqueira e mestre na arte dos disfarce, estrela um dos episódios mais divertidos da série quando ela usa uma série de disfarçes para descobrir o paradeiro do Super Giluke num cenário criado por um monstro especial de faroeste.

Quem quiser assistir os episódios sairam em dvd no Brasil oficialmente pela Focus Filmes, porém com a qualidade de imagem e som não muito caprichadas segundo li por ai na net. Em breve coloco as impressões sobre a história com mais detalhes e sobre demais personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário