segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Quando vemos de novo e ainda sim gostamos...

... de alguma coisa é sinal que a "coisa" passou pelo teste do tempo. Falo isso, pois a alguns dias comecei a rever diversas séries de Toku. Para aqueles que não sabem o que é toku, resumindo bem são séries japonesas de efeitos especiais, qua por sua vez, são subdivididas em diversos sub-generos.

- Super Sentais: equipe formadas por (geralmente) um grupo heterogêneo de pessoas que se unem frente a uma ameaça. Geralmente algum tipo de invasão intergalática/subterranea ou afins. A "graça" dos sentais são a sua postura quase jesuita de trazer valores e inspirar as crianças a praticar o bem, a se unirem contra algum tipo de problema ou coisa do gênero. Como dito, seu público (em especial nas séries mais recentes) é o infantil e infanto juvenil, porém esse não era o principal ingrediente nas séries mais antigas produzidas nos anos 80. A partir de Zyuranger (1992) as séries foram gradativamente se infantilizando, com o plus de como eram parte do conglomerado da Toei Co. e Bandai, havia claro, uma necessidade quase primal de vender brinquedos de todos os tipos. Esse é um dos motivos para a maioria das séries após Jetman, terem sempre um personagem extra que entra na história após a mesma ter começado.

- Kamen Rider: a franquia mais popular na atualidade que remonta aos anos 70, e em geral, narra as aventuras de um escolhido que defende a terra com o poder dos Kamen Riders. Kamen Rider que em japonês significa Motoqueiro Mascarado, continua nas telas até hoje, mesmo mais de trinta anos após sua criação.

- Metal Heroes: diferente das séries acima, o genero dos Metal Heroes, infelizmente não existe mais no Japão. São heróis solitários que tem como característica mais marcante a armadura metálica e o uso de espadas laser ou revolveres. Subdividiram-se ainda entre os Xerifes do Espaço? Gyaban, Shaider e Sharivan e os Investigadores: Jaspion, Spielvan e Metalder.

- Henshin Heroes: heróis que sofrem algum tipo de transformação, mas que não tem armadura metálica. Exemplos: Jiraya, Jiban, Lion Man

Nenhum comentário:

Postar um comentário