quinta-feira, 4 de junho de 2009

Judas Priest

Quando alguém tem de definir o que é o visual do metal, a primeira associação que devemos fazer é com a imagem de Rob Halford , de óculos escuros e todo vestido com couro em cima de sua Harley Davidson.

A imagem do Judas Priest é por definição e essência da imagem do Heavy Metal. Apesar da banda não ter "fundado" o metal, foi a primeira grande banda do gênero (se estiver errado favor me corrigir), a ter uma dupla de guitarristas solistas. Isso proporcionou os primeiros duelos de guitarra, que mudaram a forma de se criar uma canção, desenvolvê-la e até influenciou na adoção ,por grande parte das bandas de metal tradicional, de uma dupla de guitarristas solistas.

Muita gente considera o Maiden a banda que revolucionou o metal, quando este estava estagnado e perdia espaço para o punk. Se analisarmos a fundo, existe uma forte razão para esse pensamento, já que o Maiden misturou o metal com muito da "sujeira" punk pra criar (em seus dois primeiros discos em especial) uma fórmula nova e muito eficiente.

Porém, o Judas estava lá antes do Maiden e continuou mesmo no período de vacas magras "levando a bandeira" do metal inglês.

O Judas começou sua história como mais uma banda de hard rock inglesa (como o Deep Purple por exemplo), porém a cada álbum o som ia se tornando mais agressivo, sujo e rápido. Aos poucos a banda estava andando em direção a uma mudança radical , tanto musicalmente quanto visualmente.

O climax ocorreu em virtude do lançamento do clássico álbum British Steel em 1980. A partir daí a banda adotou o visual citado acima, e moldou seu som para as próximas três décadas. Foi apartir daí também que Rob Halford garantiu seu mais que merecido título de Metal God.

Por isso pra essa pequena homenagem (que como as demais, não se prestou a contar a história da banda) procurei colocar vídeos antigos, e ou raros.

Espero que caso não conheçam gostem, e caso conheçam se supreendam com os "achados".

Enjoy !!!


1975 - No tradicional programa de tv inglês Old Grey Whistle Test , Halford cabeludo levando "Dream Deceiver"




E "Rocka Rolla"




1978 - Ao vivo no Japão - "Exciter"




No mesmo show... "Starbreaker"




"White Heat Red Hot"



"Beyond the Realms of Death"


Um comentário:

  1. Hoje em dia considero essa a melhor fase do Priest...com letras bem humoradas (no sentido sarcástico) músicas bem trabalhadas e de certa forma revolucionária. Apesar da originalidade, à partir do Stained Class, eles copiaram alguns elementos do primeiro disco do Riot. Mas realmente foram os primeiros a não terem toques de música psicodélicas nas músicas, então se entende que realmente foi a primeira banda de Heavy Metal do mundo!!!

    ResponderExcluir