segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tony Iommi

Tony Iommi é o criador do que se convenciona chamar "som de metal". Os primeiros e mais poderosos riffs da história sairam de sua mente, que impulsionou seus dedos em sua tradicional Gibson SG.

Rob Zombie disse no fabuloso documentário Metal de Sam Dunn que Tony Iommi criou todos os riffs de guitarra e os demais apenas os fizeram mais rápidos, mais lentos e etc.

Eu não concordo em 100% mas, a importância de Iommi para a guitarra é tão grande quanto foi a de Hendrix, Van Halen, Steve Vai entre outros. Iommi revolucionou a forma e o estilo do uso do instrumento e para ele mais do que uma homenagem é necessária, mas uma série de agradecimentos.

Alguns vídeos mostram Iommi em ação em diferentes momentos de sua vida. Optei por não colocar nenhum vídeo dele objetivamente com o Sabbath ou Heaven and Hell, por que como disse no primeiro post, esses já estão homenageados no orkut e não vou repetir posts rsrs.

O primeiro deles merece uma pequena (não tão pequena na verdade) explicação. Todos já ouviram falar do Live Aid, aquele enoooooorme projeto de shows em que o Queen, o retorno do Led Zeppelin entre outros tocaram, e alguns talvez tenham ouvido falar do Hear'and'Aid, que gravou um disco para ajuda humaniária para a África e gravou um disco de onde pode ser encontrado o single Stars. Mas quase ningúem (me incluia nessa categoria também) talvez tenha ouvido falar no Rock Aid Armenia, onde um grupo muito especial de artistas foi "recrutado" para a gravação de um disco cuja renda foi revertida para os desabrigados da Armenia vitimados por um terremeto de 7.2 pontos no ano de 1988. Além do disco, um vídeo foi gravado, com o ultra-mega clássico Smoke on the Water. O time que gravou ?

Na bateria: Roger Taylor (Queen)
No baixo: Chris Squire (Yes)
Nas guitarras: Tony Iommi (olha ele aí !), Ritchie Blackmore (o cara que criou o riff rsrs), David Gilmour (Pink Floyd), Brian May (Queen), Alex Lifeson (Rush) e George Beauchamp (Eigth Wonder).
Nos teclados: Keith Emerson (EL & P) e Geoff Downes (Yes).
Nos vocais: Ian Gillan (o cara que cantou a música originalmente rsrs), Bruce Dickinson (Iron Maiden) e Paul Rodgers (Free, Bad Company e Queen rs)


O segundo é uma jam de Iommi e a fantástica (em todos os aspectos rsrs) Lita Ford. Se minha memória não estiver enganada os dois estavam de "casinho" na época. O vídeo é de uma jam em New Jersey , onde eles tiram uns sons do Sabbath.

Nenhum comentário:

Postar um comentário