quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Arte

Tava lendo aquele livro 1001 Filmes para Ver antes de Morrer. Excelente.

Em um dos reviews dos filmes, havia um comentário que dizia que o teatro havia sido a arte mais importante no século 19, assim como o cinema o foi para o século 20.

Concordo , e fiquei pensando qual seria a forma de arte que predominará no século 21.

Não tenho ainda uma opinião formada, primeiramente porque estamos ainda em 2009, ou seja, nem chegamos ao primeiro décimo do século, e como a tecnologia avança a cada dia, é possível que quando chegarmos a 2050, possamos fazer coisas que nem imaginamos poder fazer hoje.

A trinta anos, por exemplo, se alguém dissesse que uma máquina simularia cheiros em um filme/programa de tv, todos chamariam essa pessoa de louca, pra dizer o mínimo.

O que imagino que deve, e já está acontecendo, é uma tendencia a interatividade.

Não a interatividade de: votar no BBB, escolher o filme no intercine, enviar e-mails... mas de realmente "criar" a sua própria programação, influenciar diretamente na construção das pautas, e por que não ser a estrela.

Se hoje temos os simuladores musicais , como o Guitar Hero, Rock Band e afins, o que não impede que em 30 anos , podermos ter um simulador de "gente". Com o dono do programa realmente interagindo em um ambiente realistico.

O futuro é sempre um território misterioso, e sempre que alguém palpita sobre ele, acaba se dando mal, mas realmente acho que o futuro da arte no mundo não passa mais diretamente pelos "artistas" mas, pelos consumidores de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário