sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Horror, o Horror !!!


Quando eu tomo conhecimento de algum remake sendo produzido por Hollywood de algum filme não americano, sempre quando possível, procuro assistir ao original antes do remake.

Foi assim com o Chamado, O Grito, Vanilla Sky e mais recentemente com REC , ou Quarentena na versão estadunidense.

A história é extremamente simples, praticamente um fiapo de narrativa, mas conduzida de uma maneira magnífica.
Manuela Velasco é Angela Vidal reporter de um canal de TV na Espanha que apresenta um programa chamado "Enquanto Você Dorme" que apresenta, pelo menos me pareceu vendo o filme, a realidade da cidade, que não é identificada, enquanto todo mundo ahnn... dorme .

O filme começa com a graciosa Angela Vidal e seu cinegrafista (odeio a expressão tucanada repórter cinematográfico)Pablo, cobrindo um dia normal em um quartel do corpo de bombeiros. Entre jantares e gracinhas para as cameras , o alarme toca e os bombeiros Manu e Alex vão junto a Angela e Pablo até o local do chamado.

Trata-se de um daqueles prédios antigos, que agente encontra em São Paulo no centro velho. Lá dentro os moradores (todos muito realistas, muito bem interpretados) informam que uma senhora estava gritando desesperada e precisava de ajuda.


É ai que a brincadeira começa. Em um filme enxuto os diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza criam um clima de tensão profunda, sustos ocasionais e a eterna sensação de que tudo vai acabar dando errado.


Quem viu Cloverfield, outro filme muito interessante, vai reconhecer de imediato a opção estética pelo "falso documentário" com a simulação da realidade sendo empregada pelos diretores, que na minha opinião, funcionou muito melhor nesse exemplar do que no filme estadunidense.


Tenso, clasutrofóbico, violento e perturbador, REC é a mistura fina entre o gore e o terror psicológico, com roupagem de especial de tv.


Recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário