quinta-feira, 16 de abril de 2009

Nausicäa do Vale dos Ventos

j
Sinopse: Mil anos após os "7 Dias de Fogo", um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios. Isolados um dos outros pelo "Mar da Corrupção"; uma floresta com plantas e insetos gigantes. Tudo nesta floresta é tóxico, incluindo o ar.
Nausicaä é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo da ação belicosa dos reinos vizinhos.

Tive o enorme prazer de assistir esse filme a pouco tempo, e por isso as imagens dele estão bem frescas em minha memória.

É das "coisas" mais impactantes que já vi. Produzido em 1984, antes mesmo da criação de seu estúdio (o Ghibli) o mestre Miyazaki trouxe a tona por meio de uma fábula de apocalipse e ressureição da terra, temas extremamente contemporâneos, como a falta de cuidado do ser humano com seu próprio planeta, a cobiça pelo poder, a poluição, a figura forte da mulher como líder de uma sociedade, e a falta da capacidade do ser humano em compreender o deesconhecido.

Não gosto de ler um review e encontrar algum tipo de "spoiler" contando detalhes sobre o filme. Acho mais interessante você deixar uma breve sinopse apenas para situar a pessoa aquilo que ela ira presenciar.

Mais dessa vez, preciso registrar as imagens simplesmente fabulosas do sonho de Nausicäa (quando assistirem fiquem atentos a como tudo simplesmente é perfeito: as imagens, o enquadramento, a magnífica trilha sonora).

É de se aplaudir de pé. Uma das histórias mais belas e bem contadas do cinema.

Me perdoem os fãs da Disney, mas o mestre da animação chama-se Hayao Miyazaki.

Trailer

Um comentário: